domingo, 28 de junho de 2015

Polo Coroadinho. Escola Paroquial Frei Alberto um diferencial de educação na Comunidade.


Foto - Escola Paroquial Frei Alberto - EPFA.
Há 35 anos contribuindo com a educação no Coroadinho, a Escola Paroquial Frei Alberto é um diferencial na educação da comunidade, sendo uma escola bem quista, em cada ato que realiza: Sempre preocupada com o bem estar dos moradores deste local.

A Escola Frei Alberto é para a comunidade, uma das instituições de ensino que mais tem colaborado para a melhoria da qualidade na educação, principalmente infantil, sobretudo daqueles mais carentes, na área do complexo Coroadinho. Se destacando em 35 anos de trabalhos permanentes, desde sua fundação prestando vários serviços à grande parcela da população destes Bairros.

Foto - Escola Paroquial Frei Alberto - EPFA.

Tendo sua origem a partir da iniciativa de Grupos de Jovens e de Mães das Comunidades da paróquia Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu, em São Luís, que perceberam a necessidade de proporcionar oportunidade de aprendizagem à crianças moradoras de periferia, e que estavam sem nenhuma perspectiva, fora da escola, o colégio é até hoje uma referência na educação das comunidades do entorno.

Não havia escola pública naqueles bairros, até então, ditos de ocupação. Muitos não tinham condições de frequentar escolas fora de suas comunidades.

A partir dessa realidade, esses grupos chegaram à conclusão de que poderiam fazer alguma coisa (e fizeram) para amenizar o problema. A solução foi criada coletivamente e as primeiras salas de aulas passaram a funcionar em 1976, nas comunidades de Sacavém e São Judas Tadeu, onde cada jovem um tornou-se um professor, contribuindo com a educação de centenas de crianças.

Mas foi mesmo em 1980 que estas pequenas escolas, já mais organizadas, a partir do apoio que recebiam dos frades da paróquia Nossa Senhora da Glória, passam a ser reunidas e chamadas de Escola Paroquial Frei Alberto, EPFA; homenagem ao primeiro pároco, professor e coordenador do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA – Frei Alberto. De lá para cá, a obra cresceu e ganhou cada vez mais confiança.

Foto - Escola Paroquial Frei Alberto - EPFA.

Escola Paroquial Frei Alberto - EPFA, tem como missão permanente proporcionar aos alunos uma educação inclusiva de qualidade, baseada na doutrina de teóricos, à exemplo do educador Paulo Freire; oferecer, ainda, condições para que possam construir no cotidiano escolar e extraescolar, o conhecimento a partir de sua realidade, tendo uma visão mais ampla do mundo e estimular a continuidade de seus estudos para o exercício contínuo da cidadania.

Atualmente, a escola atende mais de 700 alunos e conta com a colaboração de mais 50 de profissionais, distribuídos entre direção e setores, administrativo, pedagógico, psicossocial e artes.

Além de oferecer a todos seus alunos atendimentos como: aulas de capoeira, informática, teatro e artes, em geral. A direção se orgulha de seus funcionários, que passam por capacitação permanente, no sentido de aperfeiçoarem ainda mais suas habilidades.

Escola Paroquial Frei Alberto - EPFA, ou "paroquial Frei Alberto", "Albertão", ou "Leal", como muitos carinhosamente chamam, está localizado à Avenida dos Africanos s/n – Coroadinho.

E faz parte da história de milhares deste Bairro.

Matéria publicada originalmente no Facebook Coroadinho Geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário